sábado, 17 de novembro de 2012

Em Edição



20 comentários:

  1. É verdade, morei nesta usina até meus vinte e um anos de idade, nesta época a usina era próspera e bem administrada, meu pai, Manoel Eugênio Ferreira Gomes era o gerente comercial e Fernando Pessoa de Melo, meu padrinho de batismo era o dono. Com a aposentadoria do meu pai que lá trabalhou por quarenta e oito anos, depois da morte de meu padrinho a usina foi de água a baixo, tendo chegado a falência. Fato lamentável pois apesar de pequena, tinha crédito na praça e pagava tudo em dia. Na época tinha uma boa administração.Gostaria de lembrar alguns nomes de expoência: Santino Cavalcanti, gerente do campo. Manoel Eugênio Ferreira Gomes Filho, meu irmão era o caixa o homem que segurava o dinheiro do usineiro com o maior rigor, José Henrique de Moura Borba, era o mecânico que fazia o apontamento da usina nos meses de inverno que antecedia a moagem que normalmente começava em setembro, aliás casei com uma filha dele, Marlene Borba e recentemente fizemos Bodas de Ouro. Havia muitos outros funcionários dedicados como José Raposo, Manu, João Elói, Sr. Sancho, Rubens Rocha, Zeca, Luiz Santiago e outros que já não recordo os nomes. A estes peço desculpas, mas serão lembrados pela dedicação, zelo e urbanidade no serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto gostria de saber se voce conheceu um trabalhador com o nome Lourival Moreno de Campos na epoca de 1958 a 1960 nome da mae maria Justino de Jesus e do pai Jose Juca de Campos estou a procura ele casou em Parquevira Pernambuco com Rita Mariano de Oliveira teve um filho com tres meses do filho foi trabalhar na usina e nao voltou hoje o filho com 55 anos meu hotmail celia.silva12@hotmail.com espero uma resposta ou de algum parente dele que trabalhou na usina

      Excluir
    2. Foi fundada com o nome de usina Maria Anunciada, entre 1913 e 1914, por Egídio Camelo Pessoa da Silva, no município de Quipapá.



      Em 1928, passou a ser propriedade da família Pessoa de Mello. Inicialmente de José Joaquim de Mello Filho (coronel Melinho), casado com Maria Digna Pessoa de Mello, ambos oriundos de Nazaré da Mata, depois de Fernando Pessoa de Mello e, por morte deste, de seus filhos João Carlos Lira Pessoa de Mello e Eduardo Lira Pessoa de Mello.
      Tenho algumas fotos de pessoas que administraram a Usina Agua Branca no período de 1936 a 1974, gostaria de posta-las com as devidas explicações. Como faço?



      Excluir
    3. Temos um grupo no Facebook o nome é grupo oficial uzina agua branca estamos precisando mesmo

      Excluir
  2. Todos da minha família eram trabalhadores da Usina Água Branca na época eu era criança mais lembro do sofrimento de todos que trabalhavam a semana toda e quando era no sábado dia de ir a feira não recebiam.

    ResponderExcluir
  3. ,Meu pai conta que nasceu nesta usina em 1936 , sendo ele filho de, Cassiano Martins, sua mãe Avelina Maria da Conceição , tendo ele uma irmã,
    chamada, Maria Cassiano Martins, casada com Manoel Vicente Nunes, faz 46 ler anos que ele saiu dai e nunca mas teve noticias de sua familia, peço ajuda de alguem que ler isso pra encontrar alguém dessa familia, me ajude . lenira.toby@gmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  4. Estou a procura de Lourival Moreno de Campos foi operario da usina em 1958 a 1960 nome da mae Maria Justina DE Jesus e do pai Jose Juca de Campos foi casado com Rita De Oliveira em Parquevira tiveram um filho aos tres meses de nascimento do filho ele foi trabalhar na usina nao voltou mais

    ResponderExcluir
  5. Alguem conheceu Pedro Barbosa de Sá e Luna e Aurelina da Costa e Luna, tiveram quatro filhos:Maria da Conceição da costa e luna Vicente da costa e luna, josé maria da costa e luna e Tereza maria da costa e luna, Aurelina faleceu do parto de Teresa ,Pedro BArbosa era administrador do engenho no ano de 1940 em diante.

    ResponderExcluir
  6. Alguem conheceu Pedro Barbosa de Sá e Luna e Aurelina da Costa e Luna, tiveram quatro filhos:Maria da Conceição da costa e luna Vicente da costa e luna, josé maria da costa e luna e Tereza maria da costa e luna, Aurelina faleceu do parto de Teresa ,Pedro BArbosa era administrador do engenho no ano de 1940 em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Barbosa de Sá e Luna tinha uma irmã chamada Amélia Barbosa de Sá e Luna que se desentendeu com a mesma e desde a juventude cortou laços cada um indo para um lado .E ninguém sabe do paradeiro desta outra parte da família composta por Amélia Barbosa de Sá e Luna.

      Excluir
    2. Estou montando a história de Pedro Barbosa de Sá e Luna, sou neto dele e filho de Vicente Barbosa da Costa e Luna, fico muito grato por saber que tive uma tia avó de nome Amélia, caso tenha mais alguma lembrança a ser compartilhada eu seria muito grato.

      Excluir
  7. Gostaria de oferecer algumas fotos antigas de pessoas que administraram a Usina Agua Branca no período de 1936 a 1974. Isto seria possivel e como devo proceder para enviar as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me enviar essas fotos??? Santino era avô do meu noivo, ele tem muita vontade de conhecer e saber mais afundo como tudo funcinoif na Época! kerolayne.lourdes@gmail.com
      Desde já te agradeço!!!

      Excluir
    2. Poderia me enviar as fotos no Hotmail celia.silva12@Hotmail.com

      Excluir
  8. Boa noite senhor Alberto, o senhor conheceu umas dessas pessoas que vou citar: MOZART PESSOA DE LIRA E MELO, RAUL CAVALCANTI DE LIRA E MELO, MARIA AMÉLIA PESSOA DE LIRA E MELO ??? Se sim, por favor entre contato comigo, email: marcony.melo@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Meu tio José Maria de Almeida foi farmacêutico da Usina Água Branca no início dos anos 40.Era muito amigo da sua família.Sua avó dona Esmeralda e sua tia Teinha.Voce foi colega do meu marido José Alfredo Leite , no Colégio Diocrsano de Garanhus.Tinham um apelido.Certo?

    ResponderExcluir
  10. É gente cortei muitas canas para usina água branca fico com coração partido a vê as fotos dela falida e mesmo que matar uma mãe de família eu sou de Quipapá tembem lembrei dá distilaria jundiá em panelas pé e triste mais é a realidade dos políticos corruptos deixar morrer essas usinas de cana de açúcar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não conheceu Lourival moreno de campos ele moravá em Parquevira Pernambuco fica oferto de Quipapa

      Excluir
  11. Me chamo Luciana Pessoa de Melo, bisneta de Bartolomeu Pessoa de Melo. Seu que ele foi de Pernambuco para o Rio de Janeiro sozinho. Não sei se é da mesma família "Pessoa de Melo" ligada a essa usina. Mas gostaria de conhecer a história da minha família. Caso alguém tenha alguma informação, agradeceria.
    meu contato é: pms.luciana@gmail.com

    ResponderExcluir