sábado, 17 de novembro de 2012

41 - VICÊNCIA



BARRA

Foi fundada no município de Vicência, na época em que ainda era distrito de Nazaré da Mata, Pernambuco em 1922-1923, por Benjamim Oliveira da Costa Azevedo.
Era anteriormente um engenho banguê de propriedade de Antônio Vicente da Costa Azevedo e Manuela Thereza Correia Azevedo. Em 1929, tinha capacidade para processar 100 toneladas de cana horas e no período de moagem contava com cerca de 25 operários trabalhando na fábrica.
Não possuía via férrea, sendo o transporte da cana feito por tração animal (carros-de-boi) e caminhões e o do açúcar e do álcool pela Great Western.
Atualmente, administrada pelos herdeiros de Benjamim Oliveira da Costa Azevedo, a usina tem capacidade de produção de 800 mil sacos de açúcar e 10 mil metros cúbicos de álcool, possuindo doze propriedades agrícolas para a cultura da cana-de-açúcar.


LARANJEIRAS

Fundada em 1959, no município de Vicência, teve como primeiros proprietários Benjamin O. da Costa Azevedo e João Pinto Lapa e depois Armando de Queiroz Monteiro.
A atual usina substituiu a antiga, do mesmo nome e integra junto com a usina Cucaú, a Companhia Geral de Melhoramentos em Pernambuco, que abrange uma área de 32.364 hectares, composta por 77 engenhos próprios. A usina Laranjeiras tem uma área total de 9.400 hectares, distribuídos por 28 engenhos próprios e 20 arrendados. Emprega uma mão-de-obra de 2.330 pessoas de diversas escolaridades e possui uma capacidade diária de moagem de 8.000 toneladas de cana. Sua produção média por safra é de 2.000.000 de sacos de açúcar e sua área industrial, com 2.500 metros quadrados, possui 725 funcionários.
Mantém o Colégio Maria José Monteiro, com 11 salas de aula, refeitório, biblioteca, sala de banda e auditório; um posto médico com serviço de internamento, farmácia, gabinetes odontológico, pediátrico, ginecológico e clínica geral; um clube social, com ginásio de esportes, piscinas (adultos e crianças), campo de futebol, pista de atletismo, vestiários e arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário