sábado, 17 de novembro de 2012

38 - SIRINHAÉM


COELHAS


CONCEIÇÃO DOS MILAGRES


JAGUARÉ
A Usina Jaguaré foi fundada no município de Sirinhaém, no engenho do mesmo nome, no ano de 1917, quando moeu pela primeira vez. Pertencia ao senhor Oscar Cardoso da Fonte, seu fundador. Não possuía estrada de ferro, sendo o transporte da cana e lenha feito por animais e caminhões.
O açúcar e o álcool eram transportados para o Recife por via marítima, em barcaças. Sobreviveu em mãos do senhor Oscar Cardoso da Fonte durante 26 anos.
Depois de vendida ao senhor Diniz Perilo, permaneceu por mais cinco anos, sendo absorvida posteriormente pela usina Trapiche da firma M. Lima Etc., Companhia, em 1950, com uma produtividade de 5.459 sacos de açúcar. 


NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Fundada pelo Sr. Sebastião Lins Wanderley, no município de Sirinhaém, no ano de 1905, tendo capacidade de moagem, por safra, de 10 mil toneladas de cana. Foi uma usina que viveu uma atividade menos de 20 anos, encerrando suas atividades definitivamente, entre 1910 e 1919.


NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
Fundada pelo senhor Sebastião Lins Wanderley, no município de Sirinhaém, no ano de 1905, tendo capacidade de moagem, por safra, de 10  mil toneladas de cana. Foi uma usina que viveu em atividade menos de vinte anos, encerrando suas atividades definitivamente, entre 1910 e 1919.


TINOCO
Fundada no município de Sirinhaém, por volta 1878 moeu sua primeira safra, como um meio aparelho, pelo senhor Perciano Barros Accioly Lins.
Depois passando para os seus herdeiros e, finalmente, para o senhor Joaquim Pedro de Abreu e Lima.


TRAPICHE
Localizada no município de Sirinhaém, foi fundada em 1887, no antigo engenho Trapiche, de propriedade de Gaspar de Menezes Drummond, por José Maria Carneiro da Cunha que recebeu uma concessão do Estado para sua construção. Moeu pela primeira vez em 1890, quando já pertencia à Companhia Agrícola e Mercantil de Pernambuco.
Em 1929, tendo como proprietária a firma Mendes Lima, possuía 15 propriedades agrícolas, 43 quilômetros de ferrovia, cinco locomotivas e 65 carros. Tinha capacidade para esmagar 300 toneladas de cana e fabricar 3.000 litros de álcool em 22 horas.
O transporte da cana, do açúcar e do álcool era feito pela ferrovia própria e por barcaças. Por volta de 1934, fundiu-se com a Usina Ubaquinha, também de propriedade do Grupo Mendes Lima, comandado por Manoel Batista da Silva. A fusão foi realizada na administração de Armando de Queiroz Monteiro, que era o diretor da área açucareira do Grupo. Na safra de 1935/1936, a usina produziu cerca de 34.000 sacos de açúcar e na de 1955/1956 sua produção atingiu a marca dos 400.000 sacos. Em 1944, Armando Monteiro deixou a direção da área açucareira do Grupo Mendes e Lima, comprando e assumindo o controle da Companhia Geral de Melhoramentos em Pernambuco, proprietária da Usina Cucaú.
No período de 1945 a 1962, quando morreu Manoel Batista da Silva, a usina passou por várias reformas e foi deixada como herança para sua filha Helena Batista da Silva Perez. Em 1975, a usina foi comprada pelo Grupo Brennand, que reorganizou toda a área agrícola e sua unidade industrial, instalando também uma moderna refinaria, com capacidade de produção de 1.900.00 sacos de açúcar refinado.
Com geração de energia elétrica auxiliar própria (2.500kw), a Trapiche montou também uma destilaria com capacidade de produção de 200 a 300.000 litros/dia de álcool anidro, hidratado e neutro. A usina dispõe de sistema habitacional, educacional e assistência médica para os seus empregados.
Sendo uma usina que possui refinaria de açúcar para exportação. Possui destilaria de álcool, fabricando o álcool neutro, anídrico e hidratado. Tem modernos laboratórios e moenda industrial. A usina utiliza alta tecnologia, com maquinário e engrenagens modernas.
Tem uma bela casa de residência dos proprietários, com móveis antigos e santos de pedra. Tem no terraço, como decoração, uma antiga prensa de Casa de Farinha e a roda que espremia a mandioca. A usina encontra-se em pleno funcionamento e possui boa infraestrutura para visitação, como um auditório para 50 pessoas, sanitários e área de recreação. Existe uma preocupação com a ecologia, tendo a usina 3.800 ha de mata preservada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário