sábado, 17 de novembro de 2012

34 - RECIFE



BELTRÃO
Foi localizada entre Recife e Olinda, onde está edificada a fábrica Tacaruna. Possuía o nome de usina, no entanto, funcionava como refinaria de açúcar. Foi fundada pelo Sr. Antônio Carlos de Almeida. Talvez tenha sido a primeira refinaria de Pernambuco.
Passou pouco tempo em atividade, mas não sabemos a época em que deixou de refinar.  A usina Beltrão é citada mais de uma vez na revista Grandes Personagens da Nossa História, na parte relativa a Delmiro Gouveia, publicada em 1973.


MEIO DA VÁRZEA

Estava localizada no bairro da Iputinga em Recife. Ali existia o engenho do Meio onde, em 1904, foi fundada por Dr. Inácio de Barros Barreto, uma usina que funcionou até o ano de 1937.


SÃO FRANCISCO DA VÁRZEA
Estava localizada no bairro da Várzea em Recife.


SÃO JOÃO DA VÁRZEA

Em 1882 existiam na Várzea do Capibaribe uma povoação sempre ligada à agroindústria açucareira, em funcionamento os engenhos: Borralho, Brum, Cova de Onça, Cumbe, Curado, do Meio, Poeta, Santo Cosme, São Francisco, Santo Inácio, Santo Amarinho e São João.

Por essa época, em terras do primitivo engenho São João da Várzea, veio a ser instalada a usina da mesma denominação que reunia, em seus limites, as terras antes pertencentes aos engenhos São Cosme e São Francisco. 
Foi a usina criada em 1894, pelo sr. Francisco do Rego Barros de Lacerda (1831-1899), antigo proprietário do engenho São Francisco e sobrinho de Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista, que para sua implantação adquiriu ao Barão de Muribeca (Dr. Manuel Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque) os engenhos São Cosme e São João, respectivamente nas margens esquerda e direita do rio Capibaribe. Para comunicação entre esses dois últimos engenhos importou ele uma ponte de ferro em 1897, com 160 metros de extensão, dividida em quatro vãos, e a instalou sobre o rio Capibaribe.

Para casa-grande da Usina São João da Várzea, o sr. Francisco do Rego Barros de Lacerda mandou buscar um dos mais importantes exemplares da arquitetura em ferro no Brasil. Trata-se de uma construção em ferro de dois pavimentos, fabricada na Bélgica e adquirida nos Estados Unidos, em 1897, aqui montada em 1902. Sua arquitetura é da área francesa do Vieux Quartier de Nova Orleans. Uma escada em perfis de ferro une as duas alas da casa, que possui um pátio interno separando os dois corpos laterais, todo o seu piso foi confeccionado em madeira de lei, de várias espécimes, encontrando-se cercada de varandas e com suas cobertas em telhas francesas.

Era São João da Várzea uma usina de médio porte, com uma safra estimada para 1908 em 12.000 sacos de 60kg. Em 1914 dispunha a usina de 11 km. de estrada de ferro, sete tanques para álcool e uma produção de 70.000 toneladas de açúcar.
Em 1899, com a morte do seu fundador, a usina passa a ser dirigida por sua irmã, D. Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda, e, em 1933, apresenta uma produção de 37.853 sacas (60kg.) de açúcar. 
Em 1934, foi a propriedade transferida para o seu administrador, Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, a quem D. Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda transforma, por perfilhamento, em seu herdeiro universal. A fim de dar continuidade aos trabalhos, Ricardo Lacerda de Almeida Brennand traz para administração, anos mais tarde, o seu irmão, Antônio Luís de Almeida Brennand, criando assim o Grupo Brennand.


TACARUNA

Outro nome da usina Beltrão.

Um comentário:

  1. Gladisson, boa tarde. Sou estudante do mestrado em geografia da UFPE e estou trabalhando o bairro da Várzea, com isso, busco um regaste histórico e geográfico do processo de formação do bairro. Buscando alcançar meus objetivos de pesquisa, encontrei seu blog e gostaria de saber quais as fontes de pesquisa você utilizou para retratar um pouco da história da Várzea e suas fazendas. Aguardo o retorno. Atenciosamente, Camilla.

    ResponderExcluir