sábado, 17 de novembro de 2012

29 - PAUDALHO


CONDADO
Fundada no município de Paudalho, no ano de 1918, pelo senhor Francisco de Barros Barreto. Esteve em atividade durante 12 anos, parando de funcionar em 1930.


CURSAY
Fundada no município de Paudalho, no ano de 1901. Encerrou suas atividades no início da década de 1900. Pertencia ao senhor Juca Capitulino.


MUSSUREPE
Situada no município de Paudalho, nas margens do rio Capibaribe, foi fundada em 1911, por Herculano Bandeira da Melo.
Com a morte do fundador, a usina passou a pertencer aos filhos Raul Bandeira de Melo e Herculano Bandeira de Melo Filho. Em 1929, sob a direção de Raul e Herculano Bandeira de Melo (H. Bandeira & Cia), a usina possuía três propriedades agrícolas (Itaboraí, Condado e Macacos) com capacidade total de produção de 12.500 toneladas de cana e outros 18 fornecedores, com capacidade para 70.000 toneladas. Tinha uma ferrovia de 40 quilômetros, 2 locomotivas e 60 vagões. O transporte da cana e do combustível era feito pela via férrea própria, tração animal (carros-de-boi) e caminhões e o do açúcar e do álcool pela Great Western. No período da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 200 operários. Possuía uma vila operária com 60 casas, duas escolas, uma diurna outra noturna, com frequência média anual de 50 alunos.
Por causa de dificuldades financeiras, a usina foi vendida à Cooperativa Agrícola Tiriri, sendo administrada por um período pelo padre Antônio Melo. A crise continuou, o padre foi afastado do comando e assumiu a administração um grupo liderado por Clóvis Monteiro. A usina, no entanto, não prosperou tendo que paralisar suas atividades. 


NOSSA SENHORA DO DESTERRO 
Pertenceu a Alfredo C. Albuquerque.


SANTANA DO AGUIAR
Fundada no município de Paudalho em 1924, pelo coronel José Capitulino de Queiroz Guerra. Teve suas atividades encerradas depois que o Instituto do Açúcar e do Álcool foi criado. 
Pertenceu Também ao Sr. João Santos, até mais ou menos 1927.

Nenhum comentário:

Postar um comentário