sábado, 17 de novembro de 2012

23 - JOAQUIM NABUCO


CENTRAL BOM GOSTO

O primeiro nome recebido pela usina Pumaty, quando de sua fundação.

PUMATY

Situada no distrito de Joaquim Nabuco do município de Palmares (hoje emancipado), foi fundada entre 1888 e 1889, com a denominação de Usina Central Bom Gosto, pelo senhor de engenho José Alves da Silva, no local do antigo engenho central do mesmo nome.
Em 1916, a usina foi reconstruída e seus proprietários, os herdeiros de José Alves, João Davi Madeira e João Oliveira, mudaram seu nome para Usina Rio Preto.
Só em 1920, o nome passou a ser Usina Pumaty. Durante algum tempo pertenceu a ingleses, mas em 1922, já tinha como proprietário Manoel José da Costa Filho, um cearense de Barbalha que, juntamente com seus irmãos. fundou a firma Comissária Granvile Etc. Irmãos, negociantes de açúcar de banguê e usinas, Sua primeira moagem como Usina Pumaty foi na safra de 1921 a 1922.
Em 1929, pertencia à firma Tancredo, Costa & Cia, possuía quatro propriedades agrícolas (Pumaty, Bom Gosto, Solidão e Colombo), quatro quilômetros de via férrea, uma locomotiva e 30 vagões. Tinha capacidade para trabalhar 300 toneladas de cana e fabricar 2.000 litros de álcool em 22 horas. Durante a época da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 150 operários, não sendo aceitos menores, estrangeiros ou mulheres.
Em 1937, a usina instalou uma fábrica de farinha panificável, porém por falta de mercado e excesso de produção, foi desativada aumentando a crise da usina. Seus proprietários Romero, Marcelo e Túlio Cabral da Costa, no entanto, conseguiram transformar a usina em uma das maiores da região, construindo também uma destilaria de grande porte.
Foi uma das primeiras a adotar a aplicação de calcário e vinhaça e investe muito na produção de novas variedades de cana. Na safra de 1994-1995 produziu 1.500.000 sacos de açúcar e 30.000 litros de álcool. A direção da usina está a cargo de filhos e sobrinhos dos senhores Romero, Marcelo e Túlio Cabral da Costa.

RIO PRETO

Segundo nome da usina Pumaty.

Um comentário:

  1. Essa usina tinha tambem um Senhor chamado Pedro que era casado com D. Cremilda e tinham alguns filhos um deles era Ivanildo?

    ResponderExcluir